Publicidade

A tatuagem já não é vergonha

As peles pintadas e perfuradas eram um elemento diferenciador de certos grupos: marinheiros, presos, legionários. Então simbolizou a ruptura geracional, um estilo de vida alternativo. Mas o mercado tem devorado o fenômeno e se apoderado de seus códigos. As tatuagens e os piercings são hoje artigos de consumo para o grande público. E sequer reparos de peritos em dermatologia conseguem freiar o fenômeno, que galopa através de celebridades do esporte e da música.

Peles pintadas e “piercings” são produtos de consumo das massas-Os famosos fixam modas efêmeras – Arrepender-se é caro e doloroso: o laser ou outra taguagem.

Moda passageira, inconformismo social, obra de arte, rito tribal ou dor física. Os significados destas técnicas milenares são tão variados como suas composições ou formas. O primeiro homem tutuado tem nome: Ötzi, nascido há mais de 5300 anos e encontrado nos alpes italianos em 1991 cheio de linhas e cruzes gravadas com pó de carbono nos joelhos. Até as múmias estavam manchadas: desde a XI dinastia egípcia se praticava a tatuagem. Amunet, uma sacerdotisa de Tebas, tinha pontos e linhas em seu corpo. Entre a elite azteca e a civilização maia, o piercing na língua era muito popular. E noutras cultura indígenas, os anéis se colocavam no lábio, orelhas e no nariz.

A tatuagem, também conhecida como tattoo na sua forma em inglês é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversível, hoje já possível, dependendo do caso, remove-la embora possa deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele.

Os tatuadores sempre recomendam o recobrimento do local da tatuagem recém-feita com plástico de embalar alimentos, pelo menos três dias. Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho, para retirar o excesso de pomada do curativo anterior. E ainda aplicar sempra uma fina camada.

É muito importante não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas durante a cicatrização, aproximadamente durante trinta dias.

Mas deve-se seguir à risca as recomendações do profissional que aplicou a tatuagem, pois a maior parte dos incidentes desagradáveis ocorrem durante o processo de cicatrização.

Você tem coragem de fazer?

Maori povo da Nova Zelândia

Nenhum comentário: