Publicidade

NUTRIR-SE OU COMER ?

Nosso organismo precisa de nutrientes e não da comida exagerada que ingerimos diáriamente. O que se disperdiça daria para sustentar outro tanto da população mundial.

Economizando, pois 60% do lixo é comida que estraga, ou que jogamos fora mesmo, podia-se doar a que sobrou do almoço ou ate come-la na janta. O negocio é reaproveitar tudo!

No mundo, 24 mil pessoas morrem todo os dias por não terem acesso a ela. No Brasil, a falta de alimento na mesa confronta-se com uma realidade aparentemente oposta: 44 milhões passam fome enquanto 70 milhões estão acima de peso -o que não significa que se alimentem de forma saudável. Mas o contra-senso não pára aí: todos os dias, no Brasil, o destino de 70 mil toneladas de alimentos é o lixo.

O desperdício de comida não se restringe às residências. Apenas os supermercados descartam cerca de 13 milhões de toneladas de alimento por ano, e as feiras livres jogam fora mais de mil toneladas em frutas, legumes e verduras. São R$ 12 milhões em comida jogados fora, o que poderia alimentar 30 milhões de carentes por ano. A constatação é de ONGs especializadas no assunto.

Reduzir não é comer menos, mas adquirir o suficiente para o consumo.

Além de planejar desde o que se coloca no prato, para não precisar jogar fora, é essencial se programar antes de ir ao supermercado, para comprar apenas o necessário.

Varias pessoas tem vontade de mandar embrulhar o que sobrou em restaurantes mas por vergonha não o fazem.

Algumas inventam desculpas ao mandar embrulhar dizendo que as sobras são para o cachorro.

Foi o que fez Dna. Carmélia, mulher bem situada na sociedade paulistana, que ao mandar guardar os restos no restaurante, realçou ao garçom por várias vezes que eram para o seu cachorro.

Qual não foi sua surpresa no dia seguinte ao abrir o pacote, cheio de ossos de frango e de costelinha de porco, entretanto havia comido um file à chateaubriand. O garçom de sacanagem mandou colocar todos sobras do restaurante. Sua família, coitada ! Ficou sem almoço ! E quem saiu-se bem foram seus cachorros.

Não é preciso tanto, pois sabendo pedir e comprar não vai faltar !