Publicidade

Descoberto primeiro sistema de dois planetas orbitando duas estrelas.

sistemabinario-20180828-size-598

Os cientistas já sabiam que um planeta é capaz de orbitar duas estrelas ao mesmo tempo. Agora, com a ajuda de dados obtidos pelo observatório espacial Kepler, eles descobriram que essas estrelas binárias podem hospedar não só um, mas vários planetas. Os astrônomos anunciaram nesta terça-feira a descoberta do Kepler-47, um sistema composto por dois planetas pequenos orbitando duas estrelas, a 5.000 anos-luz da Terra. A pesquisa será publicada na revista Science na próxima quinta-feira.

O centro do Kepler-47 contém duas estrelas, de tamanhos diferentes, que giram uma ao redor da outra a cada 7,5 dias. O astro maior tem o diâmetro próximo ao do Sol, enquanto o menor mede um terço de seu tamanho.

Os planetas estão muito distantes para serem vistos diretamente pelo telescópio, mas puderam ser detectados a partir da diminuição periódica que suas órbitas causam na luz emitida pelas estrelas. "Detectamos cada planeta transitando ao redor da estrela mais brilhante, mostrando evidências inequívocas de que são reais", disse Jerome Orosz, professor associado de astronomia da Universidade Estadual de San Diego e autor do estudo.

Nenhum comentário: