Publicidade

É possível aprender a jogar depois de “velho”?

 80708811

 Muita gente alega ser “descoordenada” para não praticar determinadas modalidades esportivas. “Estou muito velho para aprender” é uma das desculpas mais comuns entre essas pessoas. Será que isso é verdade? Até que ponto devemos acreditar nisso?

Especialistas da aprendizagem motora, área que estuda como aprendemos os movimentos e gestos esportivos, são unânimes em afirmar: só “aprendemos fazendo”. Qualquer um pode aprender a dançar ou a jogar basquete, por exemplo, desde que se disponha a praticar essas modalidades e a se dedicar a elas.

Claro que a aprendizagem motora em adultos, geralmente, é mais lenta e exige maior esforço. O ex-tenista e comentarista Dacio Campos, certa vez, descreveu com muita propriedade a diferença no processo de aprendizagem do tênis entre crianças e adultos: “Começar a jogar na fase adulta é como aprender outra língua. Você sempre vai jogar tênis com sotaque.”

O período ideal para que aconteça a assimilação dos movimentos situa-se entre os 3 e os 10 anos de idade. Nessa fase, o sistema nervoso está mais sensível aos estímulos para ampliar seu repertório de movimentos e os aprende mais rapidamente e com maior facilidade. Os adultos, no entanto, também aprendem. Ainda que com maior dificuldade.

Portanto, se você acha que não tem coordenação para a prática esportiva, é hora de repensar. Boa orientação associada ao esforço pessoal podem aprimorar qualquer repertório de movimentos. Não dá para virar um “craque”, mas é possível melhorar as habilidades, mesmo depois de “velho”.

Nenhum comentário: