Publicidade

Jogos Pan-Americanos de Surdos, pela primeira vez no Brasil - Litoral Paulista

A festa de abertura da 5ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos será nesta quinta-feira, a partir das 18h, no Ginásio Falcão, em Praia Grande, Litoral Paulista. O Brasil sedia pela primeira vez a competição, que ocorre até o dia 23. O evento esportivo reúne 700 pessoas de onze países do Continente.

Após o desfile das delegações, a partir das 20h30min, será realizado amistoso entre a Seleção Brasileira de Surdos de Futsal Masculino e a equipe praiagrandense paralímpica. Além do Brasil, competirão em Praia Grande atletas dos Estados Unidos, México, Canadá, Cuba, Venezuela, Argentina, Costa Rica, Panamá e Guatemala.

"A organização do evento está empenhada em realizar um ótimo Pan-Americano. Esta é uma oportunidade única de desenvolver e incentivar a prática das modalidades esportivas entre os surdos", destacou o presidente do Comitê Organizador do Pan e diretor de marketing esportivo da Fupe s, o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei e medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles em 1984, Mário Xandó de Oliveira Neto.

As competições terão início oficialmente na sexta-feira. Serão disputadas sete modalidades (futebol, basquete, ciclismo masculino, futsal, vôlei, natação e atletismo masculino e feminino). Os campeões garantem vaga nas Olimpíadas de Surdos de 2013, na Bulgária.

O Brasil contará com a maior delegação de sua história em todas as participações no Pan-Americano, composta por 150 membros, entre atletas, técnicos e dirigentes. Esta é a primeira vez que o País buscará medalhas em todas as modalidades do campeonato.

"Os atletas estão motivados por representar o Brasil ao lado de sua torcida. Acredito em resultados expressivos ao longo da competição", comentou o diretor de Esportes da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e chefe da delegação nacional nos Jogos, Luciano G ermano.

Congresso Técnico 

O Congresso Técnico do Pan-Americano ocorrerá também nesta quinta-feira, às 9h, na Colônia de Férias dos Metalúrgicos. Durante o evento, que terá participação de representantes de todas as delegações, serão sorteados os grupos e confrontos de cada modalidade, divulgação da programação dos dias de disputas e discussão sobre regulamento dos Jogos.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos (CBDS), Gustavo Perazzolo, a realização do Pan em solo brasileiro demonstra crescimento da valorização e respeito com os surdos.

"Através do esporte podemos demonstrar que as pessoas com surdez podem praticar tranquilamente esporte, inclusive participando de grandes eventos como o Pan. O Brasil lutará pelas primeiras posições", afirmou.

Nenhum comentário: