Publicidade

Treinos no verão.

correr-sol1

Com a chegada do verão, torna-se ainda mais importante hidratar-se corretamente durante a prática de exercícios físicos, principalmente se a sessão durar mais de 40 minutos. O corpo humano é uma máquina extremamente eficiente, mas não consegue converter toda a sua energia em movimento. Uma parte desta energia vira calor e este precisa ser eliminado pelo corpo.  A eliminação do calor é menos eficiente em dias de calor e alta umidade.

Nessas ocasiões, recomenda-se limitar a duração dos treinos em até uma hora, pois o exercício prolongado representa um grande risco à saúde. Enquanto uma pessoa consegue absorver, em média, 800ml de água por hora, a perda hídrica pode ser superior a 2 litros por hora. Resultado? O indivíduo ficará desidratado sempre, pois a taxa de absorção é bem inferior à de sudorese.

As consequências da desidratação são o aumento da temperatura corporal, da frequência cardíaca e até mesmo da viscosidade do sangue. Sim, o sangue também perde parte de seu teor de água, o que aumenta o estresse circulatório. E o sistema imunológico fica debilitado, não podemos esquecer deste detalhe.

Será que temos opção para praticar exercícios sem sofrer muito no calor? Sim, desde que sejam respeitadas as normas estabelecidas pelos fisiologistas:

Tomar água a cada vinte minutos de atividade.
Não esperar ficar com sede para hidratar-se.
Evitar que as sessões ultrapassem 40 minutos.
Dar preferência para os horários mais matutinos ou então fazer atividade física à noite.
Crianças têm maior dificuldade de eliminar calor, então cuidados redobrados quanto ao tempo de exposição e grau de hidratação delas.

Seguindo estas recomendações, podemos praticar exercício no calor sem correr riscos.

Nenhum comentário: