Publicidade

LEI SECA

No Brasil não existe a Lei Seca, mas um dispositivo legal que vigora durante a época das eleições. O período de proibição varia de acordo com a legislação de cada estado.

O expediente é usado também por muitas cidades numa tentativa de conter os índices de violência. Geralmente em dias úteis da semana, no período da madrugada, os bares são proibidos de funcionar e comércio de bebidas, reprimido.

Em 20 de junho de 2008 foi aprovada a Lei 11.705, modificando o Código de Trânsito Brasileiro. Apelidada de "lei seca", proíbe o consumo de qualquer quantidade de bebida alcóolica por condutores de veículos.

A Polícia Rodoviária Federal anunciou que 296 motoristas já foram presos e 369 multados nos primeiros dez dias de vigência da nova lei seca no Brasil, que prevê perda da carteira de motorista e multa de R$ 955 para quem tiver ingerido bebida alcoólica, mesmo em pequenas quantidades, e for flagrado ao volante.

Está aí a prova de que, em qualquer lugar do mundo, se providências forem tomadas contra os excessos com eficiência e ainda por cima "mexendo" no bolso das pessoas, o resultado será sempre positivo.

É uma luta inglória, pois a mídia que divulga bebidas, valendo-se de cantores, artistas de renome e mulheres sensuais cada vez mais arrastam jovens para o consumo desenfreado. Nunca se viu tantos jovens envolvendo-se em acidentes graves e fatais, comprovadamente entre a faixa etária de 18 a 30 anos.

O pior cego é aquele que não quer enxergar. Para concluir só mesmo assistindo o vídeo dos Titãs com “Epitáfio”.

Nenhum comentário: