Publicidade

Três casas em uma na Nova Zelândia.

nvzelandia_casa_island_retreat_06

Um pátio rodeado por volumes distintos forma uma ilha ainda em terra firme. O escritório Fearon Hay Architects organizou e dividiu os espaços de uma casa em outras três na Nova Zelândia, separando ala social, privativa e de trabalho em construções diferentes, integrantes do mesmo complexo. A Island Retreat, como foi batizado o projeto, tem local reservado até para a piscina, elevada, para ver o horizonte da ilha Waiheke sobre os telhados curvos e ecológicos.

A relação entre concreto, vidro e alumínio varia na fachada para diferenciar as edificações – e, também, acentuar suas funções. O living se integra à sala de jantar da mesma forma que se comunica com o jardim e as alas externas graças aos painéis modulares e translúcidos. Já as chapas de alumínio perfuradas permitem a entrada de claridade no escritório, enquanto o concreto resguarda as quatro suítes do imóvel.

Sóbria e rústica por fora, fluida e contemporânea por dentro. Fachada e decoração criam um jogo de contrastes pelos 375 m² de área construída. Mas o brutalismo desaparece à medida que o couro, o linho e a madeira adentram e aquecem o interior e a paleta suave amplia os ambientes. Os volumes, portanto, oferecem exposição de seus elementos e proteção de seus cômodos, simultaneamente. Ao manter esse equilíbrio, a casa proporciona conforto e uma rica experiência para os moradores.

nvzelandia_casa_island_retreat_02

nvzelandia_casa_island_retreat_04

nvzelandia_casa_island_retreat_05

nvzelandia_casa_island_retreat_06

nvzelandia_casa_island_retreat_09

nvzelandia_casa_island_retreat_11

nvzelandia_casa_island_retreat_12

Nenhum comentário: