Publicidade

Top 10: obras de arte feitas na natureza.

A intenção não é demarcar o território ou criar uma simples — e, muitas vezes, bela — marca na paisagem, mas trabalhar o instinto do próprio terreno e revelar a delicadeza que existe no ambiente externo. Essa é a ideia por trás do conceito de Land Art, modalidade de criação artística que é feita na natureza a partir de materiais orgânicos nela encontrados pelos autores. Selecionamos abaixo dez artistas conhecidos por suas intervenções, que vivem do seu, digamos, talento natural.

top10_land_art_04

1. Jim Denevan
Com um simples pedaço de madeira, o
artista desenha sozinho enormes padrões geométricos nas areias da praia, na terra e na neve e deixa suas obras à mercê da fúria do mar e do vento.

top10_land_art_06

2. Nils-Udo
No flerte entre utopia e movimento, o bávaro montou um ninho de 80 toneladas com arbustos, pedras, galhos, terra e grama ainda em 1978, na cidade de Lüneburg Heat, na Alemanha

top10_land_art_07

3. Robert Smithson
Lama, pedras e cristais de sal formam um espiral de 460 m de comprimento e 4,5 m de altura no lago de água salgada de Utah, nos Estados Unidos. Construída em 1970, a intervenção do
americano resiste ao tempo e pode ser vista nos dias de hoje durante o período de baixa da lagoa.

top10_land_art_08

4. Simon Beck
Quando os alpes franceses ficam cobertos de neve, Beck calça seus sapatos para desenhar padrões matemáticos nas montanhas — que, agrupados em uma escala monumental, viram flocos de neves tridimensionais.

top10_land_art_10

5. Walter Masson
As estações inspiram as telas e as formas: no outono, o alemão desenha com as pontas vermelhas das folhas; no inverno, ele reconstrói a neve em novos formatos; e, na primavera, preenche os bosques com arcos de flores
.

top10_land_art_03

6. Cornelia Konrads
A
alemã começou a trabalhar com Land Art em 1998, depois de completar 40 anos. O diploma em cultura e filosofia parece inspirar suas esculturas vivas, que questionam o efêmero com cordas de aço – a obra Moment of Decision foi feita num parque público sueco com neve, corda de aço e linha de pescar.

top10_land_art_01

7. Andrew Goldsworthy
O artista e ambientalista britânico cria suas esculturas apenas com materiais do próprio terreno, como este portal feito de galhos secos, que se confunde em meio à profundidade das árvores. A intenção de Goldsworthy é manipular a percepção do rústico e intocável que as pessoas têm da natureza
.

top10_land_art_02

8. Andrew Rogers
O escultor montou o maior projeto de Land Art do mundo com a exibição de
Rhythms of Life, um projeto com 48 obras de pedra maciça que envolveu mais de 6.700 pessoas em 13 países diferentes. O animal acima, de 80 m de comprimento e 3 m de altura, foi erguido no meio do deserto do Atacama, no Chile, em 2004.

top10_land_art_05

9. Mikael Hansen
Em atividade desde a década de 1980, o
dinamarquês monta instalações naturais em várias partes do mundo, como Alemanha, Coreia do Sul, Itália e Japão. Mas as mais famosas estão no seu país, como a Organic Highway, que empilha troncos no meio da floresta.

top10_land_art_09

10. Sylvain Meyer
O trabalho desta francesa é tão cuidadoso que a intervenção parece brotar junto da árvore — as raízes trançadas, feitas com cascas velhas de árvores, projetam leveza e ritmo ao tronco.

Nenhum comentário: