Publicidade

Seres humanos a 1.580 metros abaixo da água


Batiscafos russos conquistam as profundezas abissais do lago Baikal

O lago Baikal fica no sul da Sibéria, com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo da terra. Devido à sua bioadversidade, 1085 espécies de plantas e 1550 espécies e variedades de animais, sendo conhecido como as “Galápagos “ da Russia.



Os batiscafos tripulados russos Mir-1 e Mir-2 protagonizaram nesta terça-feira uma nova façanha ao descer 1.580 metros até o fundo do lago siberiano Baikal, o mais profundo do mundo. Inicialmente, a expedição cientifica russa havia afirmado que se tratava de um recorde, mas não conseguiram chegar até a meta de 1;680 como haviam projetado, devido a uma falha técnica no sistema de navegação.

“Este é um novo recorde mundial em imersão de submergíveis em água doce” assegurou exultante um membro da expedição que acompanhava as evoluções dos Mir através de um monitor de televisão, citam as agencias russas. Mas quando a equipe regressou à superfície horas depois informaram que só haviam ancalçado os 1.580 metros.

“Não houve recorde, mas continuaremos a exploração”, disse Artur Chilingarov, que supervisionou as operações desde o ponto de controle na plataforma Metropolia sobre o lago. “É sabido que o leito do lago não é plano. Por isso, é provável que se localizem pontos mais profundos”.

Até agora, a profundidade do lago siberiano, que acolhe a quinta parte das reservas de água doce do planeta, se estimava em 1.637metros. Nunca antes, cientistas russos e de outros paises haviam descido mais de 300 metros nas águas do Baikal, que tem mais de 258 milhões de anos.

No leito do lago os Mir colocaram um pirâmide de aço inoxidável de um metro de altura com o escudo da Rússia e da república siberiana d Buriatia, próxima a Mongólia. Cada um dos batiscafos contava com uma tripulação de três pessoas, na qual se encontram, dois pilotos, o governador de Buriatia, um deputado federal, um cientista e um dos empresários que financia a expedição. Depois de tocar o leito, os Mir e seus ocupantes regressaram sãos e salvos à superfície após seis horas sob a água, donde foram içados pela nave-mãe-uma gigantesca barcaça de 62 metros de comprimento, e brindaram com champgane.



Batiscafo -aparelho destinado a conduzir observadores ás profundezas submarinas.

Nenhum comentário: