Publicidade

Chocolate-Tomando-se a mais de 3700 anos

Arqueólogos mexicanos encontram numa escavação no local sagrado Cerro Manati, em Vera Cruz (México) resíduos de chocolate numa vasilha de 1750 anos A. C. Segundo os investigadores do Instituto Nacional de Arqueologia e História (INAH), este achado revela o consumo de chocolate fazem mais de 3750 anos, oito séculos antes do que se acreditava até agora.

No ambiente em que foi encontrado o recipiente indica que possivelmente foi usado para guardar bebidas como cerveja de milho, e bebida doce de milho e chocolate, consumidas habitualmente por poderosos e gente de alto nível social à época.

A partir deste descobrimento, os investigadores acreditam ainda que o consumo da bebida baseado no cacau começa com a instalação dos primeiros povos sedentários. O líquido se preparava com grãos de cacau moídos com pedras e cozidos na água, que se misturava com mel de agave (planta), farinha de milho, baunilha e outras substâncias. Tudo isso dava como resultado provavelmente uma bebida alcoólica para as cerimônias.

O cacau chegou à Europa nos barcos espanhóis após a conquista do México, onde, segundo escritas da época, a bebida era muito apreciada entre os nativos.

Nenhum comentário: