Publicidade

6 coisas estúpidas que você faz com seu smartphone – e como evitá-las

Ninguém duvida que smartphones podem ser extremamente úteis: GPS, agenda, e-mail, jogos e até mesmo telefone (parece que virou uma função secundária, não?), tudo em um único aparelho. O problema é que, se você não tomar cuidado, essa fantástica ferramenta pode transformar você em uma pessoa esquecida, mal-educada e sem senso de direção.

Veja a seguir como evitar esses e outros problemas.

1 – Você depende demais do smartphone e se esquece de informações importantes

Foi-se o tempo em que era preciso carregar uma agenda telefônica por aí. Todos os seus contatos ficam registrados no celular, o que é ótimo… até o momento em que ele ficar sem bateria ou quebrar. É evidente que ninguém em sã consciência vai decorar os números de todos os seus contatos, mas você seria capaz de se lembrar dos mais importantes?

Para casos de emergência, vale a pena decorar alguns telefones, sem depender do celular. Um truque útil é deixar os contatos mais importantes sem nome, apenas com o número. Assim, você se obriga a memorizá-los.

Outro recurso bastante útil e tentador é o GPS. O problema é que, às vezes, nós dependemos demais do aparelho e, sem ele, não conseguimos aprender novos caminhos. Se puder, consulte o mapa previamente e anote as instruções, ao invés de depender sempre do GPS para saber em que rua virar. É um bom treino para seu senso de localização.

2 – Você se recusa a pagar por um bom aplicativo

De uns anos para cá, milhões de pessoas passaram a desenvolver aplicativos para smartphones. A oferta, portanto, é gigantesca, há inúmeros apps gratuitos e mesmo os pagos são relativamente baratos.

Curiosamente, às vezes nos recusamos a pagar, digamos, 1 dólar (cerca de 2 reais) por um aplicativo que é muito melhor que similares gratuitos. Ou 5 dólares, enfim, nada absurdo por um programa que você provavelmente vai usar muito e por meses.

É claro que, se você comprar dezenas de aplicativos, a conta pode sair salgada. Contudo, ao invés de simplesmente riscar os aplicativos pagos da sua lista, procure saber se eles valem a pena – há dezenas de sites com avaliações feitas por usuários. Para evitar surpresas, estabeleça um limite mensal que você pode gastar em aplicativos.

3 – Você precisa de notificações para tudo

Todos os dias, resolvemos um monte de pendências, ligamos para várias pessoas e temos diversos compromissos. Tentar guardar tudo na memória seria muito arriscado, mas depender de notificações e alarmes para tudo também pode ser um problema.

Tem gente que coloca alarme para tudo e se torna refém do aparelho. Para evitar isso, vale a pena ser seletivo na hora de usar aplicativos de lembretes. Não é algo urgente ou com hora marcada? Guardar na memória ou deixar anotado em uma agenda pode ser o suficiente.

4 – Você se distrai enquanto dirige

Parece exagero, mas escrever mensagens no celular enquanto dirige é mais perigoso do que dirigir alcoolizado. O grande problema está na falta de foco: se você precisa pensar na mensagem e ficar olhando para a tela enquanto digita, não vai conseguir prestar atenção na estrada – até o momento em que você bate em outro carro ou atropela alguém.

Se puder, evite até mesmo o viva-voz – mesmo com os olhos fixos na rua, você ainda estará com a atenção dividida, o que atrapalha muito na hora de reagir a qualquer imprevisto. Enquanto estiver dirigindo, mantenha o foco e, caso precise usar o celular, deixe para quando estiver estacionado (ou, no máximo, quando o sinal estiver vermelho).

5 – Você não cuida da sua privacidade

Com tantas funções diferentes, é normal colocar um monte de informações no celular (e-mails, senhas, endereços etc). Além da recomendação óbvia de colocar uma senha no aparelho, vale a pena procurar programas que permitam apagar dados a distância, para o caso de roubo.

Também é importante checar as configurações de privacidade de cada aplicativo. Alguns mandam dados (como assuntos que você pesquisa ou lugares que você frequenta) para empresas sem que você saiba.

6 – Você deixa de interagir com outras pessoas

Chega a ser irônico, mas as mesmas redes sociais que aproximam as pessoas podem atrapalhar momentos de convivência. Você certamente conhece algumas pessoas (ou é uma delas) que, mesmo na mesa do bar, ficam distraídas enquanto mexem no smartphone.

A ideia de que é possível prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo (digamos, conversar enquanto joga Angry Birds) não é exatamente verdadeira e, mesmo que fosse, falar com alguém que fica o tempo todo de olho no celular não é agradável, certo? Se puder, deixe o smartphone de lado e aproveite a companhia dos amigos.
[MSNBC]

Nenhum comentário: