Publicidade

Como reconhecer seu próprio talento

O Mercado de trabalho passa por um período de transformação em todas as suas dimensões e para atender as novas exigências, mais rígidas e mais rápidas, as empresas passam a adotar uma nova fórmula: a gestão de talentos. Esse método direciona profissionais a desenvolver e reforçar suas melhores habilidades para que possam desempenhar tarefas em menos tempo e proporcionar melhores resultados. Para isso, o profissional interessado em ter um bom desempenho deve, em primeiro lugar, desenvolver suas habilidades, mas como?

Segundo o Coach Claudio Queiróz, todas as pessoas possuem talentos e um dos maiores desafios, tanto da gestão quanto do próprio colaborador, é identifica-los e desenvolve-los. Na teoria, desenvolver aptidões que dão prazer pode parecer simples para um profissional, mas a prática exige uma tarefa para a qu al não fomos treinados.

"Desde a escola, estamos acostumados a lidar com professores que não identificam os pontos fortes de um aluno e no mundo organizacional isso também acontece. Nas avaliações de desempenho os líderes apontam os erros ao invés de promover as habilidades e isso é muito negativo", explica o especialista. Esse comportamento torna mais difícil para o profissional a tarefa de autodesenvolver seus talentos.

A melhor forma de iniciar esse processo é buscar o autoconhecimento. Perguntas como: o que eu faço sem esforço? O que eu faço melhor do que os outros? O que eu adoro fazer? Também pode ajudar. Outro recurso é pedir para amigos, familiares e colegas de trabalho apontarem habilidades que eles veem em você e claro, buscar uma ajuda profissional também é recomendável. Após identificar seus talentos, o profissional deve traçar um plano onde irá determinar investimentos e estudos sobre o assunto.

Atualmen te, existem consultorias que avaliam e desenvolvem o potencial de um profissional, mas esse exercício também pode ser feito em uma conversa com seus líderes, professores e até mesmo com o departamento de RH da sua empresa. O mais importante é não deixar de lado esse patrimônio importante, pois além de capacitar, a administração correta de seus talentos é uma forma de conduzir melhor sua carreira.

Nenhum comentário: